quarta-feira, março 17, 2004


you get confused, but you know it



Ontem me peguei pensando sobre o champagne da formatura, o canudo de publicitário na mão. É evidente que pensei também em trabalho, profissão, carteira de trabalho reluzindo e um sonho algum dia realizado, enfim, ultrapassei a metade do curso e a imaginação exige mais pertinência. Pro bem da verdade, eram três horas da tarde e o pensamento era apenas mais um sonho vespertino. No calor da tarde o suor banhava a minha pele enquanto milhões suavam no trabalho por dinheiro, por satisfação do dever cumprido ou por paixão. Acordei me sentindo um trouxa, já pronto e enrolado no lençol.

A vida cercada de facilidades é terrível. Desde sempre, não tive preocupações angustiantes com coisas que outros morrem de medo ou de tristeza. A minha tese do "tudo se resolve" é bordão da dependência que é sempre atentida. Não sou rico, mas muitas das minhas vontades foram realizadas durante os últimos vinte anos. Comodidade? Sim. Essa realidade talvez explique as minhas parcas iniciativas para procurar um estágio ou um emprego... acostumado a receber tudo de mão beijada, quando não há osculo a mão se torna inútil.

O descaso pelo curso teórico e chato dos primeiros semestres retirou temporariamente meu folêgo numa profissão que vou adorar seguir. As doses de monotonia entre uma aula e outra me privaram da distinção do que era importante ou não naqueles tempos. No quinto semestre, já acordado, sinto falta de uma explicação aqui, de uma teoria acolá. Por isso, de um jeito ou de outro passei a acreditar mais nos saudosistas, eles entendem a dor da oportunidade perdida.

Na faculdade, os irmãos de profissão estão desanimados. Fora dela, mercado decadente e relatos de formados convertidos a vendendores de cerveja, não de idéias. Não quero mudar de rumo, não desse jeito, seria minha traição inaceitável a algo que preciso arriscar por direito. Segundo dizem, ter consciência de que algo está errado é o ponto de partida para mudanças, se assim for, então já me sinto pronto para dar alguns passos discretos... a direção, essa eu decido no meio do caminho.