terça-feira, janeiro 25, 2005

"porque sempre há o momento em que voce pode decidir entre resistir ou se entregar"



Existem muitas verdades nesse mundo por vezes quadrado. Uma delas reza que tudo o que pode ser previsivel perde o fator surpresa. Seja a beleza do instante singular, o espanto que chuta o que é normal pra qualquer lugar, ou o brilho nos olhos. Nao adianta, antever dias e sensações causa uma certa conformidade em nossas almas. Mas contrariando conceitos, eu no escuro, e ainda mirando as poltronas vazias da primeira fileira, já sabia que seriam duas horas surpreendentes. E carregando dentro de mim a confiança que dias de espera se fazem necessarios, eu esperei até ver diante dos meus olhos as primeiras cenas do filme mais esperado e ainda sim o mais surpreendente: Closer - Perto Demais.

É complicado reconhecer, mas as matizes da minha personalidade nao estavam no retrovisor do carro ou no espelho do quarto que eu olhando fixamente com os cabelos molhados ainda insisto em querer me encontrar. Na segunda-feira antes da lua cheia minha alma se perdeu em 104 minutos de pelicula , nao é facil encarar o seu proprio reflexo de maneira tão intima. Nos suspiros, nas discussões e em lagrimas que qualquer um enxerga, eu me sinto perto demais. Um Tiago que carrega dentro de si doses milimetricas de cada um dos personagens, até se encontrar em um durante os creditos finais.

A vida de quatro personagens é exposta, mas poderia ser a minha vida, a sua, a dele, a nossa, tudo com qualidade digital mas com a medida crua de realidade. Uma franqueza filmada que destroí por não ocultar nada, mesmo quando esse seja o caminho mais fácil. São cenas que te fazem voar de volta para lembranças que remetem a intensidade, o desejo, o beijo certo. Aos dias que voce correu o mais rapido que pode em busca de algo intangivel, às noites sem ar, as decepções que tiram sua mente por épocas do lugar. Voce é recortado em mil pedaços com dialogos que carregam um peso inominavel, expoem uma ausencia inaceitavel e te forçam a engolir o suspiro. É incomodo, é maravilhoso, é para poucos mesmo que seja o filme de todos que acreditam em amor, em luta, em conquista. É o retrato de quem ainda persiste mesmo vendo decepções ao alcance da mão ou dentro do coração. É o meu filme. É o espelho que eu me enxergo mesmo de olhos fechados.