segunda-feira, outubro 27, 2003


"Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança..."




Agora posso sentir o cheiro da minha farda azul, ouvir o sino que tocava avisando o recreio, o barulho das crianças correndo e o gosto de pão delí­cia com coca-cola em garrafa. Num lapso de tempo, perdido na minha mente, me vi sendo aquele menino danado segurando uma lancheira com biscoitos doces, cheio de dentes moles na boca e duas "janelinhas" já abertas. Ouço os gritos da professora dizendo que o recreio acabou e o silêncio das longas aulas de caligrafia, que eu me perdia olhando uma paisagem de casas interioranas através da porta da sala.

Após o choro dos primeiros dias de aula, lembrei da minha calça jeans com marcas descoloridas, em ambos os joelhos, por causa das minhas quedas... da farda suja de terra e do rosto suado de tanta correria. Dentro da minha mente, estive na minha primeira escola ao sentir entre meus dedos a forma dessas sementes, encontradas no chão ontem de tarde. Eram pedaços vermelhos da minha infância soltos na terra... e a saudade foi tanta que quis recolher uma a uma e voltar a correr ao redor de um grande pé de flamboyant na entrada da minha escola.

Confesso que queria aquela inocência de volta, onde eu nem mesmo sabia o nome daquela árvore, nem que viver requer mais do que força para arrancar alguns dentes de leite e jogá-los no telhado.

(viver requer coragem)